quarta-feira, 13 de junho de 2012

Davi e os gaditas na caverna de Adulão

(I Sm 22:1-5)
A caverna de Adulão foi sem dúvida nenhuma um lugar de refúgio. Aliás, a palavra Adulão, significa literalmente “justiça do povo”. Davi precisou se refugiar, precisou recuperar suas forças e repensar o seu futuro.
1º Adulão, lugar de restauração familiar.
(v.1b) – Nos mostra que Davi, que antes tinha sido desvalorizado por sua família, agora é procurado por ela. Seus irmãos e parentes fogem para ficar juntos no local do refúgio.
(v. 3 e 4: “E foi Davi dali a Mizpá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte”) – Mostra a preocupação de Davi pelos de sua casa. Davi não somente honrava seu pai e mãe, mas também queria o melhor para eles. Foi assim que ele passou de Mizpa a Moabe e ali negociou estadia segura e sustento para os seus entes queridos.
2º Adulão é local de profundidade.
 
A caverna de Adulão é um sistema de corredores de difícil acesso. Era realmente um esconderijo. Há momentos em que precisamos nos refugiar e buscar profundidade em Deus e com Deus, para que amadureçamos!
3º Adulão, local de quebrantamento e humilhação (I Sm 16:1-3): Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser”).
 Davi já tinha sido ungido Rei, mas ainda estava sendo perseguido por Saul. A caverna de Adulão era um local comum, sem nada para oferecer; sem beleza e conforto algum, total anonimato. Mas é num ambiente assim, isolado, longe das badalações, que só vinham a Davi pessoas que realmente precisavam dele, e também não tinham muito a oferecer.
Eu tenho uma palavra de Deus para tua vida:
Adulão é o local onde o Eterno forja reis! Davi não tinha nenhuma experiência de governo. Precisava aprender a se governar, governar sua casa, sua família, cuidar de todos aqueles que se chegaram a ele.
4º Adulão, local de refúgio para todos aqueles que já esgotaram seus limites.
Pessoas endividadas, ou seja, conscientes de seus erros, convictas de seus pecados, são os “inadimplentes espirituais”.
Adulão aponta o Deus da misericórdia, do acolhimento! As pessoas estavam “amarguradas de espírito”, deprimidas, vitimadas pela traição, marcadas pelo trauma, pela dor. A caverna aqui funcionou como um grande hospital, local de tratamento de ferimentos, fazer alguns exames. Local para serem medicados, tratados.
5º Adulão, local de mudança de governo.
Quase todos os homens vinham de um mesmo lugar. Do Reino e do exército de Saul. No exército de Saul só havia regras e exigências!
Davi foi um portal de restauração da honra, da dignidade que gera aliança! E formou um exército poderoso aliançado com ele e com o Deus todo Poderoso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário