terça-feira, 18 de setembro de 2012

É CORRETO O HOMEM TER CABELO COMPRIDOS??

Cabelos compridos é encorajado:

Nm 6:5 - "Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou para o SENHOR, santo será, deixando crescer as guedelhas do cabelo da sua cabeça."

Jz 13:5 - "Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus."

I Sm 1:11 - "E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."
 Cabelos compridos é vergonhoso:

I Co 11:14: - "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?"


Descontradizendo:

Vamos ler I Co 11:16 - "Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus".

O segredo deste versículo está na palavra "Costume". Esta palavra "costume", significa que culturalmente naquele contexto em que Paulo estava dizendo o que disse, ter cabelo comprido era desonroso para o homem e cabelo curto era desonroso para a mulher.
Portanto, não há nenhuma contradição visto que Paulo usou no vs.15 a palavra "costume". E costumes não são doutrinas absolutas, mas apenas "costumes" que podem mudar de acordo com a cultura de cada povo e momento histórico em que estiver vivendo.
 No vs.14, ele referia-se que na cultura greco-romana (gregos e romanos geralmente não usavam barbas e usavam cabelo curto). "Note que foi um conselho de Paulo para os membros da igreja de Corinto (uma cidade de cultura grega)", explica ele. "Entre os judeus, as mulheres usavam cabelo comprido, geralmente abaixo da cintura, e os homens cabelo comprido (geralmente até os ombros). Um exemplo de cabelo comprido nos homens é o de Absalão. Quando ficava grande demais, eles eram aparados, mas não curtos demais (ver 2Sm 14:26). Note que Absalão cortava os cabelos só uma vez por ano). Jesus deve ter usado cabelos aos ombros, como todo judeu. Daí o retratarmos de cabelos compridos.
Mas, se numa determinada cultura cabelo grande não pegar bem para os homens, então deveria ser evitado." É muito intrigante essa coisa de que homem tem que cortar o cabelo, ainda mais quando Paulo fala aquilo pra os corintios (ICo11:14) e não especifica nada. mas há alguém; o qual testifica as coisas no nosso coração, o Espírito Santo de Deus. Eu acho que vai de cultura isso de editar os costumes da igreja mas nós como cristão devemos fazer tudo para a glória de Deus e não por mera vaidade humana.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário