segunda-feira, 14 de maio de 2012

A LÍNGUA QUE NÃO TEM FREIO É UMA COISA MUITO PERIGOSA






Todas as pessoas gostam muito de falar. As pessoas gostam de falar daquilo que pensam, daquilo que sabem e daquilo que sentem. As pessoas falam o tempo todo. Elas falam do que ouvem e até do que não ouvem. Elas falam tanto que falam mais do que devem. As pessoas falam de tudo e de todos. E isso é uma coisa muito perigosa. Alguns falam para poucos, mas outros falam para muitos. A questão é que nós, seres humanos, pecamos muito com a nossa língua. Aquilo que nós falamos faz mal tanto para nós quanto para os outros. Aquilo que sai da nossa boca pode influenciar muitas pessoas para o mal.

Vocês lembram de Adolf Hitler? Hitler influenciou profundamente o povo alemão com as suas ideias nazistas. Hitler dizia aos alemães que eles eram descendentes de uma “raça superior”, e por isso tinham direito de dominar as “raças inferiores”. Para Hitler, os judeus faziam parte de uma “raça inferior”, e por causa disto, os judeus poderiam corromper e destruir a pureza alemã. Então, os casamentos entre judeus e alemães deveriam ser proibidos, e os judeus deveriam ser aniquilados. Hitler também pregava que os cidadãos alemães deveriam se submeter totalmente à autoridade soberana do Estado, isto é, submeter-se à autoridade dele mesmo como o chefe supremo do Estado. Hitler também pregou para os alemães que eles tinham o direito de conquistar outros países na Europa. As palavras imperialistas de Adolf Hitler incentivaram o povo alemão à guerra. Uma Guerra que produziu cerca de 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados.
 

Hitler moveu multidões com a sua língua venenosa. Mas, Hitler não foi o único. Hitler é apenas um exemplo de alguém que tem uma língua perigosa. Outros já fizeram a mesma coisa que ele fez. E hoje não é diferente. Hoje também existem pessoas usando a língua para influenciar outras pessoas nas escolas, nos palanques eleitorais, no rádio, na televisão e nas igrejas. E foi pensando no perigo da língua dentro da igreja que Tiago escreveu o capítulo 3 da sua carta.


Em outras palavras, Tiago começou o capítulo 3 dizendo o seguinte: “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês professores na igreja, pois saibam que nós, os que ensinamos, receberemos maior julgamento da parte de Deus”. Tiago disse isso porque ele também era um professor na igreja de Cristo, e assim, ele sabia da grande responsabilidade que têm todos aqueles que ensinam aos filhos de Deus.

No dia do juízo final, o julgamento dos pastores será muito rigoroso. Os pastores vão prestar contas de tudo aquilo que eles ensinaram na igreja. Por causa disso, não é bom que haja muita gente querendo ocupar o cargo de professor na igreja, sem ter a certeza de que foi chamado por Deus para fazer isso. Uma pessoa só deve ocupar o cargo de pastor, ou de presbítero, quando a igreja tiver a certeza de que ele foi chamado por Deus. Aquele que se intromete indevidamente no ofício de professor da igreja está em grande perigo.

Ser um professor do rebanho de Cristo (ministro ou presbítero) é uma coisa muito séria. A missão dos professores é ensinar tudo aquilo que Deus revelou em sua Palavra. Os professores não devem acrescentar, não devem retirar e não devem modificar nada daquilo que Deus revelou na Bíblia. No trabalho pastoral, um professor da igreja é alguém que passa muito tempo falando para as ovelhas de Jesus Cristo. Então, aquilo que um ministro ou um presbítero diz pode influenciar a fé e a conduta daqueles que ouvem o evangelho. O conselho da igreja deve estar ciente de que ele pode influenciar a vida dos irmãos tanto para o bem quanto para o mal. Influenciar para o bem não é problema. O problema é quando os líderes levam as pessoas pelo caminho errado. Portanto, para ser um bom professor na igreja é preciso saber controlar o máximo possível a sua própria língua – o que não é uma coisa muito fácil de fazer.
 

Todos nós, que estamos aprendendo e crescendo a cada dia, devemos lutar para proferirmos palavras sadias, palavras santas, palavras que edificam, palavras verdadeiras. É verdade que não podemos domar totalmente a nossa língua. Mas, também é verdade que devemos nos esforçar ao máximo para controlá-la. Devemos lutar para que a nossa língua não seja uma língua incoerente (contraditória, ilógica).
 Uma língua incoerente é uma língua que numa hora dá louvores ao Senhor e noutra hora amaldiçoa o ser humano que foi criado à imagem de Deus. Nossa língua não deve ser um cacimbão donde sai água doce e água salgada. Lembrem que nesta luta diária vocês não estão sozinhos. Peçam a mesma coisa que o rei Davi pediu a Deus: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Sl 141.3).

VIGIE IRMÃOS O QUE VOCE TEM FALADO, SEÉ PRA DESTRUIÇAO OU EDIFICAÇÃO, UMA LINGUA PODE ENSENDIAR UMA FLORESTA.
O IMPORTANTE NÃO E O QUE FALAM DE TI , É O QUE DEUS DALA A SEU RESPEITO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário