domingo, 27 de maio de 2012

OUÇA MAIS , E FALE MENOS!!

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1:19) 

  Lendo este versículo lembrei-me do ditado que diz: “Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca para ouvirmos mais e falarmos menos”. Não quer dizer que seja proibido falar.

Mas como discípulos de Jesus, devemos controlar nossa língua: ouvir antes de falar, refletir bem e então dar uma resposta, se devida e conveniente. Dizem que do seu pensamento você é senhor, mas uma vez liberada a palavra ela lhe compromete. A palavra é como a seta: depois de lançada não volta mais. Daí a necessidade de muita reflexão e do cuidado com a língua, para não ofender as pessoas. Na Bíblia lemos que "Quando são muitas as palavras" o pecado está presente, mas quem controla a língua é insensato" (Pv 10:19) e que "A língua ...contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno" (Tg 3:6).

Se desejarmos obedecer a Deus, temos de ouvir mais, refletir e falar menos. Somente assim teremos um bom relacionamento com os outros. Mas, se já ocorreu o conflito, devemos ser humildes como Jesus recomenda, pedindo perdão àqueles que magoamos.
 Amados  vamos falar menos e ouvir mais, é uma receita para se ter bons relacionamentos. Ame o seu próximo, pois esse é o principal mandamente de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário